Os 10 benefícios da batata doce

Batata doce ou batata-da-terra é um dos alimentos mais nutritivos e versáteis que existe. Além de combinar com diversos pratos, é um alimento rico em nutrientes e antioxidantes. Por isso, separamos para você os 10 benefícios da batata doce.  São muitos benefícios a oferecer à nossa saúde que você precisa saber.

Com cerca de 400 tipos de batatas, o sabor adocicado e a textura suave conquistou a europeus e de lá para cá, o alimento se tornou muito popular na Ásia, África, Índia e Indonésia.

Para você que está começando uma dieta e pretende colocar bata doce com um alimento principal, separamos os 10 benefícios deste tubérculo. Confira!

Propriedades da bata doce

  • Ômega 3
  • Acidos graxos
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Sódio
  • Zinco
  • Vitaminas A, B, C, K e E

Os benefícios da batata doce – Pra que serve

1. Baixo índice glicêmico

Apesar da batata conter amido, que é convertido é açúcar durante o processo de digestão, ela é capaz de reduzir e regular o nível de açúcar no sangue. Pesquisas apontam que o teor de fibra contida na batata doce ajudam na regulação de açúcar no sangue, pois equilibram o ritmo da digestão.

2. Fonte de carboidrato complexo

As batatas doces são ricas em carboidratos complexos e ricos em fibras, vitaminas e betacaroteno. Além disso, ajudam na recuperação da força e são ótimos aliados para restabelecer as reservas de energia.

3. Auxilia no emagrecimento

Dá para perder peso comendo um alimento rico em energia? A resposta é SIM! O alimento responsável pelo emagrecimento em muitas dietas é a batata doce. É considerada o carboidrato ideal para atletas, pois possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.

A batata doce fornece energia suficiente para seu corpo, sem causar picos de glicose e demanda excessiva de insulina.

4. Regula a pressão arterial

Comer bata doce pode prevenir e regular a pressão arterial.

Estudos apresentados recentemente pela American Chemical Society apontam que consumir moderadamente pode ajudar a reduzir a pressão arterial sem aumentar o peso.

5. Reduz o colesterol

Além da medicação recomendada pelo médico, a batata doce pode ser um grande aliado para reduzir o colesterol. As fibras contidas no alimento funcionam como uma “esponja”, facilitando o controle do Colesterol. As propiedas contidas na batata doce impedem que, durante a digestão, o intestino absorva grandes quantidades de gordura.

6. Fonte de ferro, cálcio, Vitamina A, C, E e vitaminas do complexo B

Além de ser rica em Ômega 3, Magnésio, fibras,  fósforo, carboidratos complexos e zinco, a batata doce conta com fero, cálcio, Vitamina A, C, E e vitaminas do complexo B.

7. Fortalece o sistema imunológico

Ao falar em sistema imunológico não podemos esquecer da batata doce.

Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele precisa de Vitamina A, e a nossa fonte recomendada é a batata doce. O alimento carrega betacaroteno, que será transformado em vitamina A e usado para produzir o tecido conjuntivo.

8. Ajuda a controlar as diabetes

De acordo com a nutricionista Rosanna Caterina, Rio de Janeiro, a batata doce possui carboidrato de baixo índice glicêmico, que libera controladamente o açúcar que ela tem na corrente sanguínea. Liberando lentamente, o açúcar não estimula muito a insulina.

9. Aumento da massa muscular

Além de ajudar controlar diversas doenças e câncer, a batata doce é um grande aliado para as dietas de emagrecimento e para as pessoas que e dedicam diariamente à academia. Ela possui diversas propriedades para quem faz musculação.

Para quem busca um ótimo alimento para aumento de massa corporal para dieta de hipertrofia, deve aliar a batata doce. Além de ser rica em proteínas, ela ajuda na reconstituição muscular, geram energia ee sensação de saciedade para o organismo.

10. Ajuda a prevenir anemia

Como já dito acima, a batata doce ajuda a prevenir diversas doenças e câncer. A vitamina C é responsável por prevenir anemia.

Veja também: Aprenda 3 formas fáceis de cozinhar batata doce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*